Para que o convite do Grande Encontro chegue aos mais distantes lugares, os jovens do Movimento visitaram as cidades onde são realizados os Encontros de fora, no último final de semana de 8 e 9 de março.
Agora é a vez de Santa Maria de Itabira. A cidade onde o Movimento Jovem nasceu terá suas casas visitadas pelos jovens nesse final de semana, em uma verdadeira missão de anúncio. Além das casas no perímetro urbano, todas as zonas rurais serão contempladas, em um esforço envolvendo mais de 150 pessoas, entre jovens e casais ligados ao Movimento.
Nada mais justo para com a comunidade que, de braços abertos e mãos à obra, deu início a tudo isso. A nossa história começa em Santa Maria e sempre passa por lá. É dessa pequena cidade em tamanho mas de pessoas enormes em coração e fé, que casais ajudaram a elaborar e trabalharam para a realização do primeiro Encontro de Jovens, em 1989.
Cada família que ajudou o grupo no início é parte dessa história. Os pais que colocaram seus filhos nos primeiros encontros, confiando em Deus para que o caminho fosse bom e iluminado, plantaram a semente que hoje dá frutos.
É hora de convidá-los, queremos todos comemorando o Grande Encontro 2014, os 25 anos do Movimento Jovem, as realizações dos últimos 5 anos, a história desse grupo. Enfim, queremos abraçar a todos e juntos fazer um Grande Encontro com Deus nos dias 2, 3 e 4 de maio.
A movimentação de visitas às casas aconteceu na primeira edição do Grande Encontro, em 2009, e teve uma programação parecida. Dessa vez, houveram as visitas nas cidades, agora em Santa Maria e a próxima etapa é visitar as Paróquias das Dioceses. Trata-se de um trabalho árduo e demorado, que os jovens realizam com a gratidão de terem recebido tanto em tão pouco tempo.
Nas casas, o convite para o Grande Encontro é feito e pedidos de orações para o bem decorrer do evento. Os jovens deixam uma lembrança e saem cheios de esperança em ver aquelas famílias em breve. No domingo 23 de março o dia começa com uma Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria, celebrada pelo Pe Paulo. Alí acontece o envio dos jovens e o término do dia é, exatamente, nas zonas rurais. Em quase todas, às 17h, os jovens participam das celebrações principais, num agradecimento a Deus por tudo que Ele nos proporciona como experiência de vida e caminhada.
Vamos orar e ajudar os jovens nessa grande Missão. Lembrando a letra da música de Gonzaguinha:
“Ontem um menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
…
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
…
Vamos lá fazer o que será”
Boa sorte Movimento Jovem. Que seja uma Missão abençoada e repleta de fé, vida, semente, hoje, amanhã, atitude, esperança, amor e confiança.
« Padres da Diocese Itabira-Cel Fabriciano apoiam o Grande Encontro Eros Biondini vai abrir o Grande Encontro »